Vem que é simples! Vinho é vida!

O que é VINHO?

Esta é uma das bebidas preferidas das pessoas ao redor do mundo, um dos dos líquidos mais antigos da história, depois da água. Desde a antiguidade, o vinho já era apreciado, tanto nas refeições do dia, quanto em celebrações.

Basicamente, a elaboração do vinho dá-se através de uvas amassadas e em seguida fermentadas.

Não entendeu? Calma!

Imagine o pé de um fruto plantado em um solo complexo e cheio de nutrientes. Imaginou? Se tudo correr bem, o resultado na certa será o nascimento de um ótimo fruto com cor, textura, nutrientes e propriedades que o compõem.

Sim, a origem do vinho é a mesma!!!

O pé de uva, chamado de videira, vinha ou parreira é plantado em um solo e de acordo com as características deste terroir (solo e condições climáticas da região) concebe o nascimento de cachos de uva que expressa livremente sua qualidade, tipicidade e identidade.

Existem várias espécies de videiras, a mais conhecida e utilizada no mundo dos Vinhos é a Vitis Vinífera!

* Vitis vinífera: espécie originária da Europa, também conhecida como videira européia. Chamada de uvas finas ou uvas européias, essa espécie origina diversas variedades de castas ou cepas, como por exemplo: Cabernet Sauvignon, Malbec, Carménère, Touriga Nacional, Tinta Roriz e outras mais de 5 mil variedades catalogadas pelo mundo. Cada uma delas possui uma característica diferente, ora mais frutada, estruturada, aromática… e por aí vai!

No rótulo costuma vir: Vinho seco, Vinho Fino ou Vinho de Mesa Fino.

Para elaborar vinho, colhe-se as uvas e daí ela passa por alguns processos até chegar na garrafa.

Em um desses processos, que é a fermentação, o açúcar natural da uva transforma-se em álcool.

E assim nasce o Vinho!

Pura poesia engarrafada! 🙂

Ronier AP

View posts by Ronier AP
Gerente de projetos com 10 anos de atuação e mais de 50 projetos em seu currículo. Entre eles projetos digitais de grandes empresas do país. Graduado em produção e com diversos cursos e formação em marketing digital, produção de conteúdo e programação de site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *